quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ajude os seus filhos a... melhorar a ortografia



Organização de Ideias

As sugestões referidas são uma base de trabalho para que a criança pratique a construção de textos. Para o fazer terá que melhorar a capacidade de estruturar as suas ideias, observando, por exemplo, uma sequência lógica (cronológica ou não) na elaboração de um texto.



  • Contar/ler em conjunto histórias, relatos de passeios ou viagens, etc..
  • Observação e análise de imagens. Após uma observação conjunta, bem atenta, far-se-á a enumeração de elementos presentes, a sua descrição e poder-se-á construir histórias que são “sugeridas” pelas imagens.
  • Organizar excursões. A criança será solicitada a participar na organização da mesma - planeamento, execução, verificação . Fazer um aproveitamento de todas as situações que possam levar a criança a expressar suas ideias, a relatar o que observou, o que lhe chamou atenção, o que lhe despertou maior curiosidade/interesse. 
  • Construção de frases:
    - com palavras apresentadas pelo professor;
    - com palavras escolhidas pela criança;
    - referentes a uma história lida ou ouvida;
    - referente a uma gravura.
  • Fazer cópias de excertos de textos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso). 
  • Leituras.
  • Poesias e quadras.
  • Relato de experiências realizadas nas aulas de estudo do meio/ciências.
  • Construção de notícias para o jornal da turma. 
  • Redacção de avisos, recados, etc..

    Pontuação


    Eis algumas sugestões que vão ajudar a criança a melhorar. Muitas outras poderão ser utilizadas.
  • Cópias, seleccionadas pela criança:
    - de frases;
    - de pequenos textos.
  • Leituras:
    - de histórias;
    - de trechos interessantes escolhidos pelo professor;
    - de trechos escolhidos pelo aluno.
  • Apresentação de cartazes ilustrados e com frases ou contos devidamente pontuados.
  • Formação de frases.
  • Redacção de avisos e ordens (explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada).
  • Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da turma.
  • Ditado-exercício e ditado-prova .
  • Trechos para pontuação (Exercícios).


    Ortografia
  • Ditado-exercício. 
  • Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar.
  • Cópias motivadas.
  • Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objecto de estudo. Emprego dessas palavras em frases e ditados. 
  • Auto-ditado.
  • Ditado-prova.
  • Jogos específicos.

  • Fonte: http://www.educacao.te.pt/pais_educadores/index.jsp?p=86&id_art=71
  • Imagem: reprodução
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário