Foto: Reprodução
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER:
* ESQUEMA CORPORAL
- Trabalho com espelho: as crianças se observam e também ao colega nomeando as diversas partes do corpo e suas funções;
- Desenho das partes do corpo, recortes e montagens de bonecos;
- Colocar roupas em bonecos e despi-los;
- Tocar no colega identificando, com os olhos vendados as partes do corpo;
- Movimentar o corpo ao som de músicas;
- Musicalização envolvendo as partes do corpo;
- Jogos envolvendo posições e formas criadas com o corpo.
* LATERALIDADE
- Telefone sem fio;
- Conduzir a bola com o pé e chutar;
- Carregar a bola com uma única mão;
- Imitar: subindo a escada, subindo em ônibus...;
- Jogar a bola para cima e apanhar com uma das mãos;
- Pegar o bastão;
- Olhar pelo buraco de um cone ou papel, como se fossem binóculo;
- Riscar linhas no chão;
- Atividades artísticas de recorte e picote;
- Picar a bola, etc...
* ORIENTAÇÃO ESPACIAL
- Jogo das setas;
- Imitação de gestos;
- Brincadeira dos espelhos;
- Seqüência de gestos;
- Fazer linhas no chão quadriculadas e orientar a criança para a direção que devem seguir: para a porta, para a janela, para trás...;
- Saltar dentro, fora, em cima, longe dos objetos;
- Variar a posição dos objetos: para cima, deitados, em pé...;
- Verificar no corpo o que se usa para cima, para baixo...;
- Correr lateralmente, para trás, etc...
* ORIENTAÇÃO TEMPORAL
- Fixar na parede cartazes com dias da semana e do mês;
- Fazer com as crianças um cartaz individual com os dias da semana, neste as crianças/desenharão e farão anotações das atividades que mais gostam;
- Brinquedos cantados e musicalização;
- Bandinha musical;
- Jogos coletivos;
- Atividades rítmicas;
- Cartaz com os termos da metereologia;
- Questionar as atividades que fizeram no dia anterior ou as que fizeram antes do lanche (estão mais próximas),etc...;
MOTRICIDADE AMPLA
* COORDENAÇÃO DA DINÂMICA GERAL
- Jogos de pegar;
- Engatinhar recolhendo objetos;
- Grandes jogos de movimentos amplos: cachorro maluco, macaco na roda, etc;
- Pular obstáculos e sem cair;
- Pular corda;
- Imitar usando todo corpo, bichos que andam rapidamente e lentamente;
- Correr entre tacos com passos largos e curtos;
- Sentar em várias posições
- Dançar em diversos ritmos;
- Jogos com pneus, bolas, arcos, cordas, bastões e outros.
* EQUILÍBRIO:
a) ESTÁTICO:
- De aviãozinho com o pé servindo de apoio;
- Pular sobre uma caixa e permanecer na posição;
- Colocar um pé para trás e apoiar-se no outro;
- Ficar igual a uma estátua;
- Permanecer parado e com os olhos fechados;
- Manter-se com as nádegas no chão com as mãos e os pés erguidos;
- Ficar sobre uma plataforma estreita sem mexer-se, etc;
b) DINÂMICO:
- Caminhar sobre uma linha, nas pontas dos pés, de calcanhar...;
- Caminhar sobre tacos, tijolos, cordas;
- Subir sobre uma plataforma em aclive e descer em declive;
- Saltar com um pé só, pular corda com um pé só;
- Andar para frente e para trás sobre um obstáculo;
- Andar sobre linhas curvas e sinuosas com objetos sobre a cabeça;
- Fazer exercícios dentro dos limites estabelecidos e sobre uma tábua localizada a alguns centímetros do chão;
- Correr entre obstáculos sem derruba-los, etc;
* FREIO INIBITÓRIO
- Correndo: ao sinal do apito parar;
- Dançando: quando a música parar, todos deverão parar;
- Trotando: ao sinal de um som qualquer, ficar rígido;
- Jogos tipo: batatinha fria 1,2,3...ou Mestre Mandou;,
- Rotação dos braços para frente a um sinal inverter a posição;
- Músicas com paradas bruscas;
- Rodar o corpo a um sinal, parar e inverter os movimentos, etc;
* FLEXIBILIDADE
- Afastamento dos membros inferiores;
- Flexão do tronco para frente e para trás;
- Ginástica;
- Exercícios de polichinelo;
- Deitado, flexionar pernas e braços para cima tentando uni-los;
- Imitar bichos e movimento de plantas ao balanço da brisa e da chuva;
- Ao som da música, mover o corpo e suas partes em diversas direções sem sair do lugar;
- Andar dois passos e flexionar as pernas ficando de cócoras;etc.
* RELAXAÇÃO (Técnicas para o relaxamento muscular e mental)
- Simular situações fantasiosas onde mentalmente a criança passeia, por exemplo: agora somos peixinhos nadando tranquilamente nas águas do mar, aqui está muito gostoso. A água está batendo nos pés, nos braços...;
- De olhos fechados sentir as várias partes do corpo;
- Deitados em silencia, procurar ouvir todos os ruídos externos;
- De olhos fechados, pensar e formar com os dedos o tamanho do olho direito, da cabeça, da boca e logo após ver se acertou;
- Cantar canções em tonalidade baixa e lentamente;
- Imitar com o corpo movimentos do vento, das ondas;
- Ficar deitados em posição agradável escutando uma melodia calmante;
MOTRICIDADE FINA
- Arremessar a bola num alvo pré-determinado;
- Jogar a bola lateralmente tendo em vista acertar um alvo;
- Recortes com tesoura;
- Imitar bancário e mercadista contando dinheiro;
- Fazer movimentos de pinça e preensão em determinados objetos;
- Enrolar uma corda e arremessá-la sobre um circulo desenhado no chão;
- Fazer cestas imitando um jogo de basquete;
- Rolar a bola até um alvo determinado e depois lança-la para o colega;
* HABILIDADES SENSORIAIS
a) DISCRIMINAÇÃO VISUAL:
- Selecionar os objetos pela cor, destacando-a;
- Discriminar cartões em diversas formas e tamanhos;
- Separar tampinhas, botões...
- Formas conjuntos com objetos da mesma forma e constituição diferentes;
- Colocar objetos sobre uma mesa, fechar os olhos e dizer o nome dos mesmos;
- Sobre uma tábua colocar alguns objetos, vendar os olhos da criança e retirar um objeto substituindo por outro, a criança terá que dizer qual objeto que foi trocado;
b) DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:
- Solicitar que uma das crianças fale quatro nomes de objetos e os amigos irão repeti-los na mesma seqüência ouvida;
- Através de atividades variadas, levar a criança a sentir e descobrir relações e diferenças entre o silencio e barulho, sons fortes e fracos, agudos e graves, etc;
- Citar três palavras. Ex: gato, pato, rato. Colocar no flanelógrafo cinco gravuras representando essas palavras citadas e o aluno deverá retirar somente aquelas que representam o som ouvido;
- Fechar os olhos e ouvir todos os sons externos;
- Escutar o coração do coleguinha batendo;
- Atividades de imitação: senhor capitão, preste bem atenção (imitar sons);
- Discriminar sons gravados: relógio batendo e despertando, colher batendo na madeira, criança chorando, adulto chorando, jogando beijos, gritando; etc...
c) PERCEPÇÃO TÁTIL – TÉRMICA:
- Apresentar aos alunos tecidos e pedir que diferenciem as texturas;
- Tocar objetos frios/gelados/quentes e nomear as propriedades;
- Pegar duas esponjas e perguntar: qual é a mais lisa ou a áspera;
- Levantar objetos leves e pesados e formem conjuntos segundo as qualidades de peso;
- Tocar os cabelos do colega e diferenciar a textura e comprimento através do tato;
- Imitar situações onde a criança simule carregar objetos leves, quentes, grandes, etc...
d) PERCEPÇÃO OLFATIVA:
- Formar uma coleção com vidros com variados odores para a criança identificar;
- Levar para sala de aula diversos tipos de flores para que as crianças identifiquem cheiros diferentes e semelhantes;
- Sentir o cheiro do colega: cabelos, roupas, corpo, etc...
- Fazer passeios na comunidade e distinguir cheiros característicos de cada local;
- Apresentar a criança frutas, verduras e legumes e pedir que de olhos vendados discriminem e nomeiem os mesmos, etc...
e) PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
- Identificar sabores doces e salgados em frutas e alimentos diversos;
- Pedir que as crianças tragam de casa frutas: limão, banana, laranja, maçã para que identifiquem quais são ácidas e quais não são;
- Vendar os olhos das crianças e pedir que provem pedaços de alimentos nomeando-os, etc...
Fonte: http://coordenacaoeducacaoinfantil.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário