segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sugestões de Atividades para os professores e pais sobre PSICOMOTRICIDADE


Foto: Reprodução


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER: 

*  ESQUEMA CORPORAL

-         Trabalho com espelho: as crianças se observam e também ao colega nomeando as diversas partes do corpo e suas funções;
-         Desenho das partes do corpo, recortes e montagens de bonecos;
-         Colocar roupas em bonecos e despi-los;
-         Tocar no colega identificando, com os olhos vendados as partes do corpo;
-         Movimentar o corpo ao som de músicas;
-         Musicalização envolvendo as partes do corpo;
-         Jogos envolvendo posições e formas criadas com o corpo. 

* LATERALIDADE
-         Telefone sem fio;
-         Conduzir a bola com o pé e chutar;
-         Carregar a bola com uma única mão;
-         Imitar: subindo a escada, subindo em ônibus...;
-         Jogar a bola para cima e apanhar com uma das mãos;
-         Pegar o bastão;
-         Olhar pelo buraco de um cone ou papel, como se fossem binóculo;
-         Riscar linhas no chão;
-         Atividades artísticas de recorte e picote;
-         Picar a bola, etc...

* ORIENTAÇÃO ESPACIAL
-         Jogo das setas;
-         Imitação de gestos;
-         Brincadeira dos espelhos;
-         Seqüência de gestos;
-         Fazer linhas no chão quadriculadas e orientar a criança para a direção que devem seguir: para a porta, para a janela, para trás...;
-         Saltar dentro, fora, em cima, longe dos objetos;
-         Variar a posição dos objetos: para cima, deitados, em pé...;
-         Verificar no corpo o que se usa para cima, para baixo...;
-         Correr lateralmente, para trás, etc...

* ORIENTAÇÃO TEMPORAL
-          Fixar na parede cartazes com dias da semana e do mês;
-          Fazer com as crianças um cartaz individual com os dias da semana, neste as crianças/desenharão e farão anotações das atividades que mais gostam;
-          Brinquedos cantados e musicalização;
-          Bandinha musical;
-          Jogos coletivos;
-          Atividades rítmicas;
-          Cartaz com os termos da metereologia;
-         Questionar as atividades que fizeram no dia anterior ou as que fizeram antes do lanche (estão mais próximas),etc...;

MOTRICIDADE AMPLA

* COORDENAÇÃO DA DINÂMICA GERAL
-         Jogos de pegar;
-         Engatinhar recolhendo objetos;
-         Grandes jogos de movimentos amplos: cachorro maluco, macaco na roda, etc;
-         Pular obstáculos e sem cair;
-         Pular corda;
-         Imitar usando todo corpo, bichos que andam rapidamente e lentamente;
-         Correr entre tacos com passos largos e curtos;
-         Sentar em várias posições
-         Dançar em diversos ritmos;
-          Jogos com pneus, bolas, arcos, cordas, bastões e outros.

* EQUILÍBRIO:

a) ESTÁTICO:

-         De aviãozinho com o pé servindo de apoio;
-         Pular sobre uma caixa e permanecer na posição;
-         Colocar um pé para trás e apoiar-se no outro;
-         Ficar igual a uma estátua;
-         Permanecer parado e com os olhos fechados;
-         Manter-se com as nádegas no chão com as mãos e os pés erguidos;
-         Ficar sobre uma plataforma estreita sem mexer-se, etc;

b) DINÂMICO:

-     Caminhar sobre uma linha, nas pontas dos pés, de calcanhar...;
-      Caminhar sobre tacos, tijolos, cordas;
-      Subir sobre uma plataforma em aclive e descer em declive;
-      Saltar com um pé só, pular corda com um pé só;
-      Andar para frente e para trás sobre um obstáculo;
-      Andar sobre linhas curvas e sinuosas com objetos sobre a cabeça;
-   Fazer exercícios dentro dos limites estabelecidos e sobre uma tábua localizada a alguns centímetros do chão;
-     Correr entre obstáculos sem derruba-los, etc;

*  FREIO INIBITÓRIO

-       Correndo: ao sinal do apito parar;
-       Dançando: quando a música parar, todos deverão parar;
-      Trotando: ao sinal de um som qualquer, ficar rígido;
-      Jogos tipo: batatinha fria 1,2,3...ou Mestre Mandou;,
-      Rotação dos braços para frente a um sinal inverter a posição;
-      Músicas com paradas bruscas;
-      Rodar o corpo a um sinal, parar e inverter os movimentos, etc;

* FLEXIBILIDADE

-     Afastamento dos membros inferiores;
-     Flexão do tronco para frente e para trás;
-     Ginástica;
-     Exercícios de polichinelo;
-     Deitado, flexionar pernas e braços para cima tentando uni-los;
-     Imitar bichos e movimento de plantas ao balanço da brisa e da chuva;
-   Ao som da música, mover o corpo e suas partes em diversas direções sem sair do lugar;
-    Andar dois passos e flexionar as pernas ficando de cócoras;etc.

* RELAXAÇÃO (Técnicas para o relaxamento muscular e mental)

-  Simular situações fantasiosas onde mentalmente a criança passeia, por exemplo: agora somos peixinhos nadando tranquilamente nas águas do mar, aqui está muito gostoso. A água está batendo nos pés, nos braços...;
-    De olhos fechados sentir as várias partes do corpo;
-    Deitados em silencia, procurar ouvir todos os ruídos externos;
-  De olhos fechados, pensar e formar com os dedos o tamanho do olho direito, da cabeça, da boca e logo após ver se acertou;
-    Cantar canções em tonalidade baixa e lentamente;
-    Imitar com o corpo movimentos do vento, das ondas;
-    Ficar deitados em posição agradável escutando uma melodia calmante;

MOTRICIDADE FINA
-         Arremessar a bola num alvo pré-determinado;
-         Jogar a bola lateralmente tendo em vista acertar um alvo;
-         Recortes com tesoura;
-         Imitar bancário e mercadista contando dinheiro;
-         Fazer movimentos de pinça e preensão em determinados objetos;
-         Enrolar uma corda e arremessá-la sobre um circulo desenhado no chão;
-         Fazer cestas imitando um jogo de basquete;
-         Rolar a bola até um alvo determinado e depois lança-la para o colega;

* HABILIDADES SENSORIAIS

a) DISCRIMINAÇÃO VISUAL:

-      Selecionar os objetos pela cor, destacando-a;
-      Discriminar cartões em diversas formas e tamanhos;
-      Separar tampinhas, botões...
-      Formas conjuntos com objetos da mesma forma e constituição diferentes;
-     Colocar objetos sobre uma mesa, fechar os olhos e dizer o nome dos mesmos;
-    Sobre uma tábua colocar alguns objetos, vendar os olhos da criança e retirar um objeto substituindo por outro, a criança terá que dizer qual objeto que foi trocado;

b) DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:

-   Solicitar que uma das crianças fale quatro nomes de objetos e os amigos irão repeti-los na mesma seqüência ouvida;
-  Através de atividades variadas, levar a criança a sentir e descobrir relações e diferenças entre o silencio e barulho, sons fortes e fracos, agudos e graves, etc;
-  Citar três palavras. Ex: gato, pato, rato. Colocar no flanelógrafo cinco gravuras representando essas palavras citadas e o aluno deverá retirar somente aquelas que representam o som ouvido;
-    Fechar os olhos e ouvir todos os sons externos;
-    Escutar o coração do coleguinha batendo;
-    Atividades de imitação: senhor capitão, preste bem atenção (imitar sons);
-   Discriminar sons gravados: relógio batendo e despertando, colher batendo na madeira, criança chorando, adulto chorando, jogando beijos, gritando; etc...

c) PERCEPÇÃO TÁTIL – TÉRMICA:
-     Apresentar aos alunos tecidos e pedir que diferenciem as texturas;
-    Tocar objetos frios/gelados/quentes e nomear as propriedades;
-    Pegar duas esponjas e perguntar: qual é a mais lisa ou a áspera;
-    Levantar objetos leves e pesados e formem conjuntos segundo as qualidades de peso;
-    Tocar os cabelos do colega e diferenciar a textura e comprimento através do tato;
-     Imitar situações onde a criança simule carregar objetos leves, quentes, grandes, etc...

d) PERCEPÇÃO OLFATIVA:
-    Formar uma coleção com vidros com variados odores para a criança identificar;
-  Levar para sala de aula diversos tipos de flores para que as crianças identifiquem cheiros diferentes e semelhantes;
-   Sentir o cheiro do colega: cabelos, roupas, corpo, etc...
-   Fazer passeios na comunidade e distinguir cheiros característicos de cada local;
- Apresentar a criança frutas, verduras e legumes e pedir que de olhos vendados discriminem e nomeiem os mesmos, etc...

e) PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
-   Identificar sabores doces e salgados em frutas e alimentos diversos;
- Pedir que as crianças tragam de casa frutas: limão, banana, laranja, maçã para que identifiquem quais são ácidas e quais não são;
-  Vendar os olhos das crianças e pedir que provem pedaços de alimentos nomeando-os, etc...

Fonte: http://coordenacaoeducacaoinfantil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário