quinta-feira, 23 de maio de 2013

Perímetro

O Perímetro é a medida do contorno de um objeto bidimensional, ou seja, a soma de todos os lados de uma figura geométrica,
Imagine a seguinte situação: Um fazendeiro quer descobrir quantos metros de arame serão gastos para cercar um terreno de pastagem com formato retangular. Como ele deveria proceder para chegar a uma conclusão? De maneira bem intuitiva, concluímos que ele precisa determinar as medidas de cada lado do terreno e então, somá-las, obtendo o quanto seria gasto. A esse procedimento damos o nome de perímetro. 

Perímetro é a medida de comprimento de um contorno ou a soma das medidas dos lados de uma figura plana. 


Exemplo 1

 
O perímetro da figura abaixo será:

2p = 10 cm + 9 cm + 10 cm + 9cm = 38 cm
Exemplo 2

Um milionário construiu sua casa em um condomínio de luxo. Ele deseja cercar o lote em que construiu sua mansão. Veja a vista panorâmica desse lote e calcule quantos metros de cerca ele deverá comprar.


Vimos em nosso estudo que perímetro é o comprimento do contorno de uma figura. A cerca que o milionário deseja colocar fará justamente um contorno em seu lote, portanto é preciso calcular o perímetro de seu lote.
E o perímetro nós sabemos calcular, certo? Como dito, devemos somar a medida dos lados desse polígono.
Assim sendo, devemos realizar os seguintes cálculos:


Portanto, o perímetro desse lote é de 310 metros e com isso podemos afirmar que serão necessários 310 metros de cerca para cercar o lote do milionário.

Clique AQUI e acesse jogos on line sobre PERÍMETRO


Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário