terça-feira, 14 de maio de 2013

Campanha da CDL de Criciúma com o tema: “Crianças são movidas pelo exemplo"


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma lança a campanha “Compartilhe Gentileza, curta uma vida melhor” com um novo enfoque em 2013. A intenção é segmentar a ação em três eixos: educação, trânsito e cuidados com a cidade. A primeira fase da campanha, que se volta para educação, tem como tema “Crianças são movidas pelo exemplo, mostre o melhor à elas.  Juntos, escola e família podem fazer grandes mudanças”. 
As escolas de Criciúma, particulares e municipais vão realizar atividades com a temática da campanha, além de divulgá-la. 




     Tudo começou com José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza. Resumidamente, um homem que abandonou suas posses na década de 1960 e se dedicou a pregar nas ruas do Rio de Janeiro um conceito de vida. Ele ficou conhecido após encher as pilastras do Viaduto do Caju com inscrições em verde-amarelo fazendo críticas ao mundo e propondo uma alternativa ao mal-estar da civilização. "GENTILEZA GERA GENTILEZA” era a mensagem-base escrita nas paredes. 
     José Datrino morreu em 1996 e, aos poucos, suas inscrições foram sendo retiradas do viaduto. No início deste século, um projeto organizado pela sociedade civil, em parceria com a prefeitura do Rio, restaurou as pinturas e a campanha acabou se alastrando por todo o Brasil. 
     Em 2001, a cantora Marisa Monte lançou uma música contando um trecho dessa história. Um ator interpreta o profeta Gentileza no clipe da canção.


Letra:

Gentileza

Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário