quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual a melhor dieta?


DIETA DA PROTEINA

O QUE É ESSA DIETA? Ela restringe o consumo de carboidratos, como pães, massa e doces, e privilegia o de proteínas, como carnes ovos e queijos. Legumes e frutas são proibidos e apenas alguns tipos de verdura estão liberados.
COMO ELA FUNCIONA? Ao restringir o consumo de carboidratos, o organismo passa a usar gordura para produzir energia. Segundo Atkins, esse fenômeno, chamado cetose.
POR QUE EVITA-LÁ?  A dieta da proteína sempre foi criticada por seu alto teor gorduroso (que pode causar problemas cardiovasculares). Além disso, é uma dieta pobre em fibras, vitaminas e sais minerais. A falta de carboidratos pode causar sonolência, fraqueza e dor de cabeça.

DIETA VEGETARIANA
O QUE É ESSA DIETA? O consumo de carne (vermelha ou branca) é proibido.
COMO ELA FUNCIONA? Por ser uma dieta pouco calórica, os vegetarianos tendem a ser magros e saudáveis e a desenvolver, menos doenças. Pois possuem um consumo maior de alimentos integrais, frutas e verduras.
POR QUE EVITA-LÁ?O consumo restrito de proteínas sem adotação de uma dieta equilibrada pode trazer prejuízos, como deficiência de vitaminas do complexo B, alguns minerais (ferro, vitamina B12 e zinco). Para suprir a falta da proteína, os vegetarianos, muitas vezes, aumentam o consumo de queijos, leite e carboidratos que pode contribuir para o aumento de peso.

DIETA RESTRITA EM GORDURAS
O QUE É ESSA DIETA? A dieta restrita em gorduras preconiza o banimento de todo e qualquer tipo de gordura da alimentação. Tanto a de origem animal (bacon, manteiga, carnes) quanto a de origem vegetal (óleos de soja, canola, milho e girassol) devem ser evitadas.
COMO ELA FUNCIONA?  Se cada grama de proteína ou carboidrato fornece 4 calorias, cada grama de gordura fornece mais que o dobro: 9. Logo, a tendência é que o menor consumo de gordura traga uma maior perda de peso.
POR QUE EVITA-LÁ? Todos os elementos são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Até, e principalmente, as gorduras. O consumo de gorduras abaixo do recomendado, compromete algumas funções do organismo, como por exemplo: produção de hormônios.

DIETA DO TIPO SANGUINEO
O QUE É ESSA DIETA? Desenvolvida pelo médico americano Peter D’Adamo, parte do princípio de que o tipo sanguíneo influencia o metabolismo de cada indivíduo. Por isso, alguns alimentos são recomendados e outros, proibidos.
COMO ELA FUNCIONA? Não existem estudos que comprovem que a dieta funcione. Pelo fato de impor restrições provoca perda de peso.
POR QUE EVITA-LÁ? Alguns tipos sanguíneos são mais prejudicados que outros. Existe a restrição de certos alimentos (ex: carnes, feijão, leites e derivados....) que pode levar ao desequilíbrio nutricional.

DIETA IDEAL
O QUE É ESSA DIETA? A dieta ideal é aquela que, não restringe o consumo de alimentos, mas procura equilibrá-los. Deve conter de 55% a 60% de carboidratos, 20% a 25% de gorduras e 15% a 20% de proteínas. É recomendado, ainda, ingerir de 20 a 30 gramas de fibra por dia.
COMO ELA FUNCIONA? A dieta ideal deve ser calculada para perder entre 1 e 1,2 kg por semana ou 4 e 5 kg por mês.
POR QUE FAZE-LÁ? Toda e qualquer dieta precisa ser individualizada e levar o indivíduo à reeducação alimentar. É segura em todos os nutrientes por não fazer restrições.

Fonte: http://www.sonutricao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário