sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como estudar: entender ou decorar?

Imagem: Reprodução

Encontrei esse artigo de Lilian Martins Larroca, achei muito interessante e trago ao blog para que possamos entender melhor a questão "entender ou decorar". 

Essa é uma pergunta muito interessante. Com certeza você já ouviu que é necessário entender a matéria e não decorá-la. Certo? Não é tão simples assim. Ao longo dos anos escolares, você encontra vários tipos de conteúdos e, para cada um deles, é necessário processar a informação da melhor maneira: decorar, compreender ou aplicar. Vamos tornar essa ideia mais prática, para que você compreenda corretamente:

1.    Memorize as informações:
Esse tipo de conteúdo precisa ser memorizado. O fato de decorar permite que você busque as informações direto da memória, sem ter que processar tudo novamente. Estão nesse “barco” a tabuada, as somas e subtrações básicas (até 18), personagens e datas históricas, nomes das capitais dos estados, continentes, flexões dos verbos, vocabulário de outras línguas, nomes dos órgãos do corpo, etc. Quando decora essas informações, você se torna capaz de interpretar os textos com mais facilidade, utilizá-las para solucionar problemas sem perder o foco, entre outras tantas tarefas escolares.           
Como estudar: Para memorizar, é preciso repetir várias vezes. Dependendo do conteúdo, é possível encontrar na internet músicas e jogos que auxiliam nessa tarefa.

2.    Compreenda os conceitos e definições:
Esses são os conteúdos que você precisa entender e explicar com suas próprias palavras. Não adianta memorizá-los como um papagaio, e sim saber o que significam. A partir do momento que você entende a função dos órgãos do corpo, por exemplo, é possível explicar o que fazem mesmo que não se lembre exatamente o que estava escrito no material de estudo. Esse princípio serve para os conceitos de Ciências, História, Geografia, classes gramaticais, procedimentos matemáticos, e muitos outros conteúdos que você estuda.

Como estudar: Para compreender conceitos, a melhor forma é reescrevê-los com suas próprias palavras. Por isso, leia seu livro didático, pesquise o significado das palavras desconhecidas, troque-as no texto por outras que você conheça e, se ainda assim for necessário, peça outras explicações para os professores. Também vale fazer um esquema, um desenho ou assistir a vídeos e animações que o ajudem a compreender melhor o assunto.

3.    Exercite e aplique:
Mesmo que tenha entendido um procedimento em Matemática, você aprenderá muito mais se fizer vários exercícios referentes ao assunto, de preferência diferentes uns dos outros. Aplicar o conhecimento na solução de atividades torna seu conhecimento mais profundo. É como se, ao assistir a aula e compreendê-la, você conseguisse abrir uma estreita trilha no seu cérebro para alcançar a informação. Porém, cada vez que você exercita e aplica esse conhecimento, você abre mais essa trilha, até que ela se torna um caminho largo. Na hora em que precisar desse conhecimento, será muito mais fácil e rápido alcançá-lo e trazê-lo para onde você deseja utilizá-lo.

Como estudar: Faça muitos, muitos exercícios! Tenha um caderno para estudos, e refaça em casa as atividades que os professores fizerem em sala, sem olhar as respostas. Depois, confira os resultados e, se errou, verifique qual foi o erro. Hoje, na internet, existem muitos sites e blogs que contêm exercícios que você pode usar para estudar.
Saber diferenciar esses conteúdos pode ajudá-lo a estudar de forma mais eficiente e conseguir melhores resultados! Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário