terça-feira, 16 de abril de 2013

XINGU


XINGU - baseado em uma história real, o filme dirigido por Cao Hamburger, conta a história da expedição pelo Rio Xingu dos irmãos Villas-Bôas, os mais importantes indigenistas do país, responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu.
Caio Blat e João Miguel interpretam Leonardo e Cláudio Villas Bôas, respectivamente. Eles são os primeiros a embarcar na expedição. Para os irmãos de 23 e 25 anos, essa era a oportunidade de viver uma grande aventura, chegando a lugares onde ninguém havia estado antes. Orlando, vivido por Felipe Camargo, chegou logo em seguida.
Sem saber o que esperar, eles logo estavam na mira de arcos e flechas, cercados por dezenas de índios. Conseguiram uma aproximação pacífica e se inseriram no dia-a-dia das tribos. Com o contato, surgiu o carinho e a vontade (ou dever) de ajudar.
Aos poucos, se tornam os porta-vozes dos índios. Orlando, o articulador, responsável pelo contato com o poder oficial, negociando com políticos e fazendeiros. Cláudio, o idealista do trio, consciente da contradição existente em suas intenções; ele sabe que são “o antídoto e o veneno”. Já Leonardo, é o intenso, espontâneo, a ponto de acabar causando problemas para o grupo e ter que abandonar o projeto.
Conscientes da importância da preservação do espaço indígena e do tamanho da devastação que a chegada do homem branco causaria na região, os irmãos Villas Bôas decidem que uma alternativa seria a criação de um espaço demarcado para que as tribos pudessem viver de acordo com sua cultura e, assim, os índios pudessem se acostumar aos poucos com a chegada do homem-branco.
Dessa forma surgiu, depois de muitas lutas e discussões, o Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena de grandes proporções no Brasil.


Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/xingu e http://www.youtube.com

Se gostou da matéria seja seguidor deste blog. 
É só clicar em "participar deste site" (do lado direito do blog) e seguir o passo a passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário