terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Adolescência: período de transformações

O ser humano, desde o seu nascimento, passa por diversos períodos de desenvolvimento: primeiro, o bebê - dependente dos pais. Em seguida, a criança - explora o mundo quando começa a andar, fase da infância onde se aprimora a linguagem e o pensamento. A adolescência - fase na qual o menino ou a menina fará a passagem para a vida adulta.  
Mesmo que todo adulto já tenha passado por esse período de mudanças, nem sempre é possível entender o que acontece com os filhos nesse momento de grandes transformações não somente físicas, mas na forma de pensar e agir.
Pensando nisso este post traz para você informações, orientações, vídeos, slaides e imagens que podem auxiliá-lo a lidar e a compreender melhor as mudanças pelas quais as crianças e adolescentes passam. 

Entre 10 e 13 anos (mais cedo para algumas meninas) começa uma transformação profunda na vida das crianças: a chegada da puberdade - um conjunto de mudanças físicas que começa entre 9 e 10 anos nas meninas e aos 12 ou 13 anos nos meninos.
Na puberdade, as mudanças físicas não acontecem sozinhas: desenvolvem-se uma forma mais aprimorada de pensar, o relacionamento com amigos e familiares se modifica, são exigidas novas responsabilidades e maior autonomia e a interação entre os responsáveis e filhos também muda. 
Nesta fase da vida, a atuação dos pais e dos responsáveis é de importância fundamental, a criança está se transformando e precisa contar com a participação deles. O núcleo familiar deverá oferecer orientações, limites, regras e amor, acolhimento e compreensão. 

A puberdade faz parte da adolescência e é o período em que ocorrem grandes mudanças biológicas e fisiológicas. É nesse período que o corpo se desenvolve física e mentalmente, tornando-se maduro. Ela não deve ser considerada sinônimo de adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência. 

* As principais mudanças que ocorrem na estrutura do corpo:




                Aparelho Reprodutor Masculino



              Aparelho Reprodutor Feminino

Abaixo você encontrará vídeos e exercícios sobre o tema.


Clique  AQUI  assista, reveja conteúdo e teste seus conhecimentos sobre este processo que chamamos FECUNDAÇÃO.

Clique  AQUI  assista, reveja conteúdo e teste seus conhecimentos sobre este processo que chamamos FECUNDAÇÃO HUMANA.

Clique  AQUI  assista, reveja conteúdo e teste seus conhecimentos sobre este processo que chamamos RELAÇÃO SEXUAL.


Clique  AQUI  assista, reveja conteúdo e teste seus conhecimentos sobre este processo que chamamos RELAÇÃO SEXUAL.


Anatomia do aparelho reprodutor masculino e feminino Clique  AQUI 


Na seguinte animação, você acompanhará o processo da concepção - desde a liberação do óvulo pelo ovário feminino, até a sua implantação na parede do útero após a fecundação. 

Clique  AQUI 


Corpo Humano -  O Nascimento (1 de 3) Clique  AQUI 


Corpo Humano -  O Nascimento (2 de 3) Clique  AQUI 


Corpo Humano - O Nascimento (3 de 3) Clique  AQUI 


Reprodução Humana, fecundação e gestação Clique  AQUI 


Gravidez mês a mês  -  Clique  AQUI 


Exercício 1 - Clique  AQUI 

Exercício 2 - Clique  AQUI

Exercício 3 - Clique  AQUI

Exercício 4 - Clique  AQUI


Sugiro ainda a leitura do livro O Planeta Eu - Conversando Sobre Sexo - Liliana Iacocca -  O livro trata da sexualidade com naturalidade, transmitindo informações do ponto de vista científico, esclarecendo questionamentos feitos pelos personagens Bianca e Tomás. Discute tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade para que a criança tenha a possibilidade de formar opinião a respeito do assunto e de entender que a exploração e conhecimento do seu próprio corpo são necessários para o desenvolvimento saudável. 

Como você pode ver, lidar com essa fase cheia de transformações é um assunto um tanto quanto complicado, embora de extrema importância.
Espero que essas dicas e links auxilie a compreensão dessa fase de transição, de mudanças radicais, de criação de identidade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário