terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como fazer um resumo


A maioria dos alunos já passou pela experiência: estudar muito para uma prova, decorar uma resposta da mesma forma que está no livro ou no caderno e, na hora de escrever, a informação simplesmente desaparece! Já ouvi muitas vezes a expressão: “professora, parece que é só balançar a cabeça que a resposta some!”
Isso pode acontecer por muitos motivos, inclusive por nervosismo. No entanto, é preciso refletir sobre um ponto. Quando simplesmente decoramos uma resposta, do jeitinho que está no livro, a informação se fixa em nossa mente de forma superficial. Porém, quando nós transformamos essa informação, de alguma forma, ela se fixa profundamente em nosso cérebro – a aprendizagem se torna melhor e a memória também.
Esse processo – pegar uma informação e expressá-la utilizando nossas próprias ideias ou palavras – é chamado de recodificação. Existem muitas estratégias de recodificação: fazer esquemas, desenhos ou mesmo resumos. Essa atividade, pedida por muitos professores, é uma forma eficiente para transformar as informações.
Vantagens de fazer um resumo:
  1. Reescrever as informações de outra forma: Ao fazer isso, você consegue essa recodificação, que torna a aprendizagem melhor.
  2. Destacar as informações mais importantes: Todos os textos, inclusive os livros didáticos, mostram informações principais (conceitos) e outras informações não tão importantes, que podem ser detalhes, exemplos, repetições, etc. Embora os detalhes nos ajudem a compreender melhor, depois que a matéria foi entendida, eles perdem a importância. No resumo, nós colocamos apenas as informações mais importantes, que devem ser o foco de sua atenção.
  3. Treinar a expressão escrita: O professor pode ter abordado o assunto através de diversos meios, mas, na hora da prova, você precisará escrever. Fazer resumos ajuda a melhorar a capacidade de expressar suas ideias no papel e, portanto, desenvolver uma competência que será útil na hora da prova e também ao longo de sua vida. 

Como resumir?
Para resumir, é preciso extrair os temas ou as ideias principais do texto, excluir informações repetitivas ou menos importantes e agrupar vários elementos em uma categoria. Veja o exemplo a seguir.
            Muitos animais silvestres, como onças, macacos, papagaios e tucanos (1), habitam as matas, onde passam quase todos os seus momentos (3). Alguns desses animaisutilizam as florestas somente para se alimentar; outros, somente como abrigo (5).
            Por esse motivo (6), quando a floresta é desmatada, o habitat desses animais é destruído. Sem a possibilidade de (6) abrigo e alimentação, algumas espécies, como a preguiça-de-coleira, que nem sequer possui (1) valor econômico, correm o risco de ser extintaspor causa do extenso e indiscriminado desmatamento de nossas florestas (2).
            Quando são (6) queimadas, essas florestas dificilmente serão recuperadas, porque o fogo, além de (6) eliminar uma parte da matéria orgânica do solo, também(6) destrói as sementes que as árvores adultas deixam cair no chão e as pequenas mudas em princípio de desenvolvimento (3). Ou seja, na maioria das vezes, o dano é irreversível (2).
            Finalmente (6), o fogo queima e mata muitos animais que não conseguem escapar a tempo das áreas de queimada. Muitos dos animais (6), que conseguem fugir, também morrem pouco tempo depois (6), porquesaem da floresta, mas (3) não encontram outro abrigo e um lugar onde podem obter (6) alimento.
            Quando uma espécie animal ou vegetal é extinta, não existe mais possibilidade de recuperá-la, pois não há indivíduos para se reproduzir e criar novos exemplares (3).

(1)  São exemplos. Depois da compreensão, não precisam ser citados.
(2)  Repetem, de outra forma, a informação já dada, o que é desnecessário.
(3)  Informação óbvia, que não precisa ser reescrita.
(4)  Precisa ser reescrito de forma mais “enxuta”.
(5)  As informações importantes podem se juntar à oração anterior.
(6)  Desnecessário.

 
  
Agora confira o texto resumido:

Muitos animais silvestres habitam as matas e utilizam as florestas para se alimentar ou como abrigo.
Quando a floresta é desmatada, o habitat desses animais é destruído. Sem abrigo e alimentação, algumas espécies, que nem possuem valor econômico, correm o risco de ser extintas.
Queimadas, essas florestas dificilmente serão recuperadas, porque o fogo elimina uma parte da matéria orgânica do solo, destrói as sementes que as árvores adultas deixam cair no chão e as pequenas mudas.
O fogo queima e mata animais que não conseguem escapar a tempo das áreas de queimada. Muitos dos que conseguem fugir também morrem porque não encontram outro abrigo e alimento.
Quando uma espécie animal ou vegetal é extinta, não existe mais possibilidade de recuperá-la.

Agora é a sua vez! Utilize a técnica, treine-a e terá ótimos resultados!
  
Referência:
GARCIA, Edson Gabriel. No mundo do consumo.  São Paulo: FTD.

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