quarta-feira, 23 de maio de 2012

PRONOME


Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso. 

Exemplo: Ricardo ainda não chegou. Ele está na casa de Rita. 

Na frase acima o pronome ele substitui Ricardo. 

Existem três pessoas gramaticais ou pessoas do discurso: 

1ª pessoa: a pessoa que fala; 
2ª pessoa: a pessoa com quem se fala; 
3ª pessoa: a pessoa de quem se fala. 

Exemplos: 

1ª pessoa: Eu passei no vestibular. 
2ª pessoa: Tu és um grande homem. 
3ª pessoa: Eles conseguiram erguer a estátua. 
Pessoas do discurso
Pronomes Retos
Pronomes oblíquos
primeira pessoa do singular 

segunda pessoa do singular 

terceira pessoa do singular
eu 

tu 

ele/ela
me, mim, comigo 

te, ti, contigo 

se, si, o, a, lhe, consigo
primeira pessoa do plural 

segunda pessoa do plural 

terceira pessoa do plural
nós 

vós 

eles/elas
nos, conosco 

vos, convosco
 
se, si, os, os, lhes, consigo




Agora que você já tem o conceito, acesse http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/pronomes-pessoais.html  rescreva as frases, substituindo as palavras pelos pronomes correspondes.



Fonte: http://www.colegioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário