terça-feira, 17 de abril de 2012

DICAS PARA UMA BOA LEITURA

Ler algo compreendendo com clareza seu conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil e depende muito da prática. "Não se consegue aprender a ler às vésperas de uma prova", avisa a pedagoga Teresa Rego.
É preciso adquirir o hábito, mesmo que isso seja feito com livros que não tenham relação direta com os assuntos vistos nas aulas, como futebol ou música. "Isso é importante para que se conquiste o prazer de ler", diz Teresa.

Veja algumas dicas para tornar sua leitura mais produtiva.

O tema: Antes de tudo, atente para os destaques apontados pelo autor do texto (título, intertítulos, quadros, ilustrações). Isso vai ajudá-lo a ter uma noção ampla do tema antes de começar uma leitura mais atenta.

Rabiscos: Vá destacando com caneta colorida ou marcador de texto as palavras-chave. Se preferir, escreva ao lado de cada parágrafo a ideia principal. Isso facilita a compreensão e o trabalho na hora de rever o assunto.

Interpretação: Durante a leitura, relacione e compare as novas informações com o que você já conhecia sobre o tema. O autor pode estar contrariando ou acrescentando algo à informação que você já possui. Pode também estar defendendo uma teoria incorreta. Nunca renuncie ao senso crítico.

Síntese: Faça um fichamento de cada capítulo, artigo ou livro lido. Anote em fichas de papel, ou num caderno, o título, o autor, a editora ou a fonte, data da publicação e a página. Depois, relate por escrito o que você compreendeu em um resumo. Consulte-o sempre que precisar retornar ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário