domingo, 29 de abril de 2012

Geografia: aprenda brincando

Acesse o link:

http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/default.php

Nele você encontrará jogos (quebra-cabeças) com níveis diversos de dificuldade.







sexta-feira, 27 de abril de 2012

Português (jogos online)



Estude brincando!


O link http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php

é um espaço dedicado ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. 


terça-feira, 24 de abril de 2012

Exercícios matemáticos



Acesse o link http://www.anossaescola.com/cr/testes/amelcosta/olimp%C3%ADadadematematica.htm e resolva exercícios matemáticos on line.

São atividades de preparação para as Olimpíadas de Matemática  com verificação da aprendizagem.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Daqui pra lá, de lá pra cá (MATEMÁTICA)

Acesse o link: 

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml 


Neste jogo você colocará em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. 

Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.



Labirinto da tabuada (MATEMÁTICA)

Elaborado pelo matemático Antonio José Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação e para fazer um belo gol nesse campo de futebol é preciso estar afiado na tabuada.

Acesse o link e comece o jogo: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-tabuada-428051.shtml



O enigma das frações (MATEMÁTICA)

Acesse o link

 http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/enigma-fracoes-424205.shtml.


Com este jogo, seus filhos/alunos irão refletir sobre os diferentes conceitos de fração. 

Aproveite para ler também o encarte especial sobre o tema.

Jogo da antecipação (MATEMÁTICA)

No link abaixo você encontrará um divertido jogo criado com exclusividade para o site de NOVA ESCOLA, onde a criança é desafiada a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição. 


terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO ORGANIZAR UM PLANO DE ESTUDOS

Se estudar de forma organizada nunca fez parte de sua rotina, acompanhe as dicas do psicólogo Sérgio Goldenberg, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Tempo ideal: Depende dos objetivos que se quer atingir. Pode-se sempre estabelecer metas de curto prazo. As metas devem estar em sintonia com o ritmo da matéria dada em classe. Quando as metas são cumpridas à risca, sua motivação se mantém em alta.

Quantas horas é preciso estudar por dia? O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de 2 horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental.

Como organizar esse tempo? Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar e, conforme a matéria é dada em classe, vá detalhando os conteúdos ou as metas numa tabela. Baixe aqui modelo de tabela http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/tabela-estudos-vestibular.pdf.

Como dividir o tempo entre as disciplinas? Intercale as matérias preferidas com as que não gosta. Evite, por exemplo, estudar Matemática e Física em seguida, já que as duas exigem cálculos.

Como controlar o cumprimento do plano? Tique na tabela cada tarefa realizada. O que não foi feito no período determinado deve ser realizado em um horário extra na próxima semana. Deixe períodos livres para eventuais reposições, mas evite sempre postergar as tarefas.


DICAS PARA UMA BOA LEITURA

Ler algo compreendendo com clareza seu conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil e depende muito da prática. "Não se consegue aprender a ler às vésperas de uma prova", avisa a pedagoga Teresa Rego.
É preciso adquirir o hábito, mesmo que isso seja feito com livros que não tenham relação direta com os assuntos vistos nas aulas, como futebol ou música. "Isso é importante para que se conquiste o prazer de ler", diz Teresa.

Veja algumas dicas para tornar sua leitura mais produtiva.

O tema: Antes de tudo, atente para os destaques apontados pelo autor do texto (título, intertítulos, quadros, ilustrações). Isso vai ajudá-lo a ter uma noção ampla do tema antes de começar uma leitura mais atenta.

Rabiscos: Vá destacando com caneta colorida ou marcador de texto as palavras-chave. Se preferir, escreva ao lado de cada parágrafo a ideia principal. Isso facilita a compreensão e o trabalho na hora de rever o assunto.

Interpretação: Durante a leitura, relacione e compare as novas informações com o que você já conhecia sobre o tema. O autor pode estar contrariando ou acrescentando algo à informação que você já possui. Pode também estar defendendo uma teoria incorreta. Nunca renuncie ao senso crítico.

Síntese: Faça um fichamento de cada capítulo, artigo ou livro lido. Anote em fichas de papel, ou num caderno, o título, o autor, a editora ou a fonte, data da publicação e a página. Depois, relate por escrito o que você compreendeu em um resumo. Consulte-o sempre que precisar retornar ao assunto.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

RESUMO

Características de um bom resumo:

·          Brevidade – um bom resumo contém apenas as ideias principais. Não se deve incluir pormenores.
 ·         Rigor e clareza – um bom resumo exprime as ideias fundamentais do texto, de uma forma clara e que respeite o pensamento do autor.
 ·         Linguagem pessoal – num bom resumo não se copiam as frases do texto. Deve-se exprimir as ideias principais por palavras nossas.

      Para se fazer um bom resumo, devemos seguir alguns passos:

1.     Lêr o texto e tentar compreendê-lo bem. Identificar as ideias principais, parágrafo a parágrafo:
·         Pode sublinhá-las, durante a leitura;
·         Pode fazer um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto e os parágrafos.

2.     Começar a escrever o resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor: 
·          Procurar não incluir pormenores desnecessários; 
·          Substituir ideias repetidas ou semelhantes por uma que as englobe; 
·         Utiliza uma linguagem pessoal.

3.     Ler o resumo e avalia-o, corrigindo os aspectos que achar necessário:
·         Meu resumo traz as ideias principais do texto original?
·        Organizei de maneira clara e adequada?
·         Fui objetivo, sem incluir comentários pessoais?
·         Utilizei vocabulário e estilo próprios, sem fazer cópias?
·        Concordei corretamente pronomes e verbos?
*    Recorri a fontes de pesquisa como dicionário, gramática, entre outros, para deixar o texto sem falhas de ortografia, acentuação, pontuação, conjunção de verbos...?


terça-feira, 10 de abril de 2012

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E FIGURAS PLANAS



















A dica de hoje é visitar o site:


Nele você poderá testar suas habilidades com exercícios on line sobre o conteúdo de Geometria e ainda poderá verificar sua aprendizagem.

E para ir direto ao primeiro link: