sábado, 28 de dezembro de 2013

Tudo novo, de novo

          Está chegando o final de mais um ano. Nesta época, poucos escapam do sentimento geral de renovação que vem junto com a aproximação do Ano-Novo. No entanto antes de fazermos a famosa lista de objetivos para os próximos 12 meses ou retomar o que ficou pelo caminho em 2013, é recomendável olhar com sinceridade para o que passou. Essa reflexão sobre como foi sua vida profissional e pessoal é necessária para que você possa entender onde estão as oportunidades, de manter ou de fazer de outro jeito - e melhor - em 2014. 
        Se você deseja resultados diferentes, proponho que você abrace a mudança e tente fazer as coisas de sempre de maneira diferente... Coragem é mandatário, entendo que mudar é um processo incômodo, que nos tira de nossa zona de certezas, no entanto ... Exercite o foco, o senso prático, a persistência, a tolerância. Aventure-se pelo mundo digital com curiosidade. Gaste tempo para conversar e conhecer as pessoas com quem convive. Esteja aberto para se surpreender com o que voce ainda não conhece. 
         Enfim... Aprenda a aprender no dia a dia. E,  apesar da possibilidade de haver sustos, frustrações, pedras no caminho, tente se divertir! Esse é o espírito de deve acompanhar você em 2014. 
        O blog "Professora Andreane" quer seguir junto com você, focado em divulgar e produzir conteúdos e alternativas que seja efetivamente útil para você.
        Boas festas e até o ano que vem! 

Fonte: adaptado da Revista Você S/A edição 187/ dezembro 2013.

YouTube lança plataforma de educação com videoaulas


O GOOGLE TEM  UM NOVO CANAL DE EDUCAÇÃO EM PORTUGUÊS, O YOUTUBE EDU NESSE NOVO ESPAÇO EDUCATIVO, O USUÁRIO BRASILEIRO TEM ACESSO A CERCA DE 8 MIL VIDEOAULAS DE PROFESSORES COM CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO. SÃO VÍDEOS DE: BIOLOGIA, FÍSICA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E QUÍMICA 
QUE JÁ ESTAVAM DISPONÍVEIS NO YOUTUBE MAS QUE AGORA FORAM SELECIONADOS POR UMA CURADORIA DE ESPECIALISTAS COORDENADA PELA FUNDAÇÃO LEMMAN, PARCEIRA DA INICIATIVA.
A PREVISÃO É QUE A PARTIR DE 2014, O CANAL CONTEMPLE CONTEÚDOS DE OUTRAS MATÉRIAS E TAMBÉM DE OUTROS NÍVEIS DE ENSINO, COMO O FUNDAMENTAL E TAMBÉM O ENSINO SUPERIOR.
O PORTAL ESTÁ INCLUSIVE COM UMA CHAMADA ABERTA PARA QUE OUTROS PROFESSORES E CANAIS COMPARTILHEM SEUS CONTEÚDOS PARA QUE POSSAM SER AVALIADOS PELA EQUIPE DE CURADORES.


                                                                 CONHEÇA A PLATAFORMA CLICANDO AQUI. 
http://www.youtube.com/educacao


Fonte: 
http://projetoinfo.blogspot.com.br/2013/12/youtube-lanca-plataforma-de-educacao.html

sábado, 21 de dezembro de 2013

Natal Todo Dia (Roupa Nova)




Um clima de sonho se espalha no ar
Pessoas se olham com brilho no olhar
A gente já sente chegando o Natal
É tempo de amor, todo mundo é igual
Os velhos amigos irão se abraçar
Os desconhecidos irão se falar
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho Noel
Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia
Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia
Um jeito mais manso de ser e falar
Mais calma, mais tempo pra gente se dar
Me diz porque só no Natal é assim
Que bom se ele nunca tivesse mais fim
Que o Natal comece no seu coração
Que seja pra todos, sem ter distinção
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for
O melhor presente é sempre o amor

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Os dez sinais do autismo

Imagem: reprodução
O autismo é habitualmente diagnosticado por volta dos três anos, mas algumas crianças começam a mostrar sinais de atraso no desenvolvimento antes mesmo de completarem um ano. Apesar de nem todas estas crianças desenvolverem doenças do espectro do autismo, os investigadores sugerem que a deteção precoce destes sinais poderão ser essenciais para um rápido diagnóstico e intervenção, dá conta um estudo do Kennedy Krieger Institute, cita o site Alert.
De acordo com Rebecca Landa, diretora do Center for Autism and Related Disorders, no Instituto Kennedy Krieger, em Baltimore, EUA, os pais necessitam de ganhar competências para identificar os sinais de doenças do espectro do autismo e de outros atrasos de comunicação.
Rebecca Landa aconselha os pais a brincarem com os seus filhos, de seis a doze meses de idade, estando atentos aos sinais que poderão estar, mais tarde, associados ao diagnóstico de doenças do espectro do autismo ou de outro tipo de distúrbios de comunicação. Estes sinais incluem: 
- raramente a criança sorri quando abordado pelos pais; 
- raramente tentar imitar sons e movimentos;
- palram com pouca frequência;
- não responder ao seu nome a partir dos 6 a 12 meses; 
- não gesticular por volta dos 10 mese  para comunicar; 
- manter um baixo contato visual;
- não procurar a atenção dos pais com frequência; 
- endurecimento frequente dos membros, movimentos corporais anormais e posturas pouco comuns; 
- não se inclinar em direção aos pais quando estes tentam pegar-lhe ao colo;
- atrasos no desenvolvimento motor.
Se os pais suspeitem que algo está errado com o desenvolvimento dos seus filhos, ou que estes estão a perder capacidades, devem falar com o seu pediatra.