quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECAS DIGITAIS DISPONIBILIZAM LIVROS PARA DOWNLOAD GRATUITAMENTE

Com o avanço das tecnologias de informação, cada vez mais pessoas têm preferido ler seus livros em formato digital. Assim, diversos sites disponibilizam gratuitamente obras completas para leitura em computadores, tablets e outras plataformas. 
Segue abaixo alguns links de acesso:

site Projeto Gutenberg conta com mais de 38.000 títulos em diferentes línguas, em edições de boa qualidade.

No site da Biblioteca Digital Camões, pode-se baixar milhares de obras em língua portuguesa de diversos gêneros, como literatura, arte, história, filosofia, entre outros.

No portal Domínio Público, do Governo Brasileiro, é possível encontrar inúmeras obras nacionais. 

Gerido pela Unesco, o site da Biblioteca Digital Mundial reúne grande acervo de livros, documentos e manuscritos retirados de bibliotecas de todo o mundo. Os idiomas disponíveis são árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo.







terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jogos Smartkids Entretendo e Ensinando.

Foto: Reprodução


Jogos Educativos Infantis online para
crianças do Ensino Fundamental do 1o ao 5o ano. 


Clique 
 AQUI.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Matemática - multiplicação e divisão

Os temas desta teleaula serão a multiplicação e a divisão. 

Ótima aula para quem quer relembra matemática básica, estudar para concursos e vestibulares ou para reforçar os estudos convencionais.





Fazendo operação inversas...




Matemática - Somar e diminuir

Os temas desta teleaula serão a adição e a subtração. Você verá que a primeira constrói os números e serve para juntar, acrescentar; a segunda desfaz o que a adição faz e serve para retirar, comparar e completar. Além disso, você perceberá que, se colocarmos os resultados das contas num gráfico, eles ficarão bem mais claros.

Ótima aula para quem quer relembra matemática básica, estudar para concursos e vestibulares ou para reforçar os estudos convencionais.


Matemática - Aula 4 - Ensino Fundamental


O Novo Telecurso uma parceria entre Fundação Roberto Marinho, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e outras instituições.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Incrível Máquina Humana (2007)



Sinopse: Das cordas vocais de Steven Tyler à agilidade dos atletas olímpicos, o Nat Geo explica com detalhes as grandes capacidades humanas, as últimas descobertas da ciência e as maravilhas do funcionamento diário do corpo.


O vídeo "A Incrível Máquina Humana", produzido pela National Geographic Vídeo, é um excelente material para ser utilizado nas aulas de Ciências Naturais para ilustrar assuntos relativos aos conhecimentos sobre o funcionamento de sistemas e órgãos do corpo humano.


O filme contém várias informações sobre o corpo humano, entre elas:
  • visão ampliada das papilas gustativas e dos poros; 
  • filme em infravermelho mostrando o calor emitido pelo corpo; 
  • visão interna do ouvido (orelha) médio; 
  • cordas vocais em funcionamento, emitindo sons; 
  • visão interna de artérias e veias e do funcionamento do sistema circulatório; 
  • atuação de um glóbulo branco durante a fagocitose de um elemento invasor do corpo; 
  • filmagem em raios-X da mastigação e deglutição; 
  • movimentos do corpo filmados em raios-X, mostrando músculos e articulações.
  •  A formação de um novo ser humano 

  • Essa seqüência acontece por meio de técnicas cinematográficas que permitem uma filmagem microscópica, o que possibilita a visão de óvulos e espermatozóides ao longo do processo. Na seqüência podemos ver: 
  • óvulos e o processo de ovulação, no interior do ovário; 
  • formação e migração de espermatozóides; 
  • corrida de espermatozóides e fertilização de um óvulo; 
  • início do desenvolvimento de um novo ser a partir da fecundação; 
  • deslocamento do ovo em direção ao útero; 
  • fixação do ovo na parede do útero; 
  • primeiros instantes do desenvolvimento do embrião. 
  • Fonte:www.educared.org



  • Eu e meu corpo

    Um dos objetivos da disciplina de Ciências é compreender que o funcionamento do organismo humano depende da integração entre seus diversos sistemas, embora cada um deles tenha funções distintas. Acesse o vídeo e explore o conceito de células e sua função no corpo humano, bem como a função dos órgãos e sistemas. 



    Problemas matemáticos: fique ligado nas dicas !!!


    Por que Aprender Matemática?

    ·  Os números surgiram da necessidade humana de se organizar e viver melhor. Nas relações de troca de objetos e mercadorias, a contagem era algo inevitável. Atualmente, estão presentes no nosso dia a dia e tornam-se tão comuns que nem pensamos mais sobre eles, mas representam muito mais do que uma forma de se medir ou quantificar o que existe ao nosso redor.
    ·         Em casa, nas ruas, na cidade, no campo, nas diversas profissões e nas variadas culturas, o homem necessita contar, calcular, comparar, medir, localizar, representar e interpretar por meio de conhecimentos numéricos. Eles estão presentes em nossa vida, em quase tudo, com maior ou menor complexidade. Compreender o significado dos números e suas operações permite a você aluno perceber o mundo a sua volta e atuar nele de forma crítica e consciente. 
    ·    Dessa forma, a aprendizagem do conceito dos números e suas operações é de grande importância, pois vocês utilizarão esses conceitos por toda a vida, nas mais diversas situações, em diferentes graus de complexidade. 






    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

    A tecnologia a favor da EDUCAÇÃO: Salman Khan

    Foto: Reprodução

    A Khan Academy é uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo aulas disponíveis para todos, em qualquer lugar. 
    Estes vídeos  de BIOLOGIA, FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA, com diferentes assuntos, foram criados pela Kham Academy e traduzidos para o Português pela Fundação Lemann, com o apoio do Instituto Natura e Instituto Península.
    Entenda um pouco melhor como funciona as aulas e os incríveis números da Khan Academy, por meio do infográfico:

    Foto: http://www.hypeness.com.br

    Clique  AQUI para acessar os vídeos...


    Os vídeos também estão disponíveis no youtube - Clique  AQUI para acessá-los.

    quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

    Paciência Spider

    Foto: Reprodução

    Remova todas as cartas respeitando a ordem e o naipe de cada uma delas.

    Clique  AQUI

    3 ou mais

    Use o canhão para lançar as bolinhas e juntar três ou mais delas para que elas 

    sejam eliminadas. Faça isso antes que o seu tempo se esgote.

    Clique  AQUI.

    Anagramas


    Forme o maior número possível de palavras usando as letras disponíveis.

    Clique  AQUI.

    segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

    Sempre amigos (Filme)

             


    “Sempre amigos” é um filme marcante que relata o companheirismo, a amizade e as dificuldades enfrentadas por dois garotos. Max é um jovem de 13 anos considerado um gigante, tem problemas na escola, é medroso e nunca teve amigos.   Max é rejeitado pelos colegas por causa de uma deficiência de desenvolvimento, ou seja, o cérebro não acompanha o corpo, isso fez com que ele repetisse o ano várias vezes, essa deficiência também é explicada pela condição familiar desagregadora, a figura do pai que assassinou a esposa, traz traumas impedindo o seu desenvolvimento intelectual e na sua relação com os outros, seus colegas o tratam como aberração, por isso ele recolhe-se, isola-se, evitando falar e até mesmo superar suas limitações.
              Kevin é um garoto que sofre de uma doença degenerativa, é extremamente inteligente mais se isola do convívio social por causa do seu problema, por isso ele aprendeu a viver no mundo da imaginação e no mundo das letras juntamente da sua mãe que exercia uma postura ao mesmo tempo psicóloga e pedagoga envolvendo-se nas historias do filho e o apoiando.
               A lição dos dois começa quando Kevin se muda para a casa vizinha de Max, a partir daí nasce uma grande amizade, e vemos ao lado da historia a junção perfeita de inteligência e forças vêm isso na fala de Kevin, “você precisa de inteligência eu preciso de pernas”.
                Devido às condições dos dois garotos, eles são tratados pelos colegas de escola como “anormais”, eram alvos de preconceitos, brincadeiras malvadas. Notamos aqui a grande dificuldade em aceita as diferenças e as limitações. Entre tanto o filme demonstra que as duas crianças vão se unir tornando verdadeiros amigos, um ajudando o outro em suas limitações através do poder da imaginação.



    Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Analitico-Do-Filme-Sempre-Amigos/127702.html

    domingo, 3 de fevereiro de 2013

    TDAH


    Confira os 10 sintomas mais comuns em adultos com déficit de atenção:

    Os critérios diagnósticos convencionalmente utilizados para TDAH, incluindo os sintomas mais comuns, foram desenvolvidos com base na forma como ele aparece nas crianças. Estes sintomas incluem esquecimento excessivo, desatenção, bem como uma incapacidade de se sentar quieto, constantemente se mexendo. No adulto, os sintomas do déficit de atenção e hiperatividade se manifestam de maneira diferente, mais sutil. Isto pode tornar mais difícil reconhecer e diagnosticar TDAH adulto.

    Sintoma n º 1: Problemas Com a Organização
    Para as pessoas com TDAH, o aumento das responsabilidades da idade adulta – trabalho, contas a pagar, e as crianças, para citar alguns – pode dar problemas com a organização mais importantes e mais nocivas do que na infância. Embora alguns sintomas TDAH são mais irritantes para as outras pessoas do que para a pessoa com o problema, a desorganização é frequentemente identificado por adultos com TDAH como um grande aspecto do seu impacto na qualidade de vida.

    Sintoma n º 2: Dirigir carro destraidamente – Acidentes de Trânsito
    No TDAH no adulto torna difícil manter a sua atenção em uma tarefa, para passar o tempo ao volante de um carro pode ser difícil. Devido a isto,o TDAH pode tornar algumas pessoas mais susceptíveis a acidentes de trânsito, e até perder a sua licença de motorista, sem falar as multas e pontos na carteira.

    Sintoma n º 3: problemas conjugais
    Muitas pessoas sem TDAH têm problemas conjugais, naturalmente, um casamento conturbado não deve ser visto como um sinal de alerta para adultos com TDAH. Mas existem alguns problemas que tornam particularmente susceptíveis as pessoas com TDAH de terem seus relacionamentos atrapalhados. Muitas vezes, os parceiros de pessoas diagnosticadas com TDAH veem o seu conjuge com dificuldades de escutarem pedidos feitos e até uma incapacidade de honrar compromissos, fica como um sinal de que seu parceiro não se importa. Se você é a pessoa que sofre de TDAH, você pode não entender por que seu parceiro está chateado, e você pode sentir-se culpado por algo que não é sua culpa.

    Sintoma n º 4: Distração Extrema
    O Déficit de Atenção e hiperatividade é um problema com a regulação da atenção, na forma adulta do TDAH, a pessoa pode ter difículdade grande em focar, gerando uma distratibilidade muito grande. A distração pode levar a uma história de baixa performance na carreira, especialmente em cargos de alta competitividade. Se você tem TDAH, você pode descobrir que telefonemas ou e-mails, ruídos, qualquer solicitação externa afetam a sua atenção, o que torna difícil para você para terminar de fazer alguma coisa. É comum ver pessoas com déficit de atenção que começam as coisas e nunca terminam

    Sintoma n º 5: Dificuldade em Ouvir
    Você viaja no pensamento durante as longas reuniões? Será que seu marido esqueçe de pegar seu filho na escola, mesmo que você ligou para lembrá-lo disto? Problemas com atenção resultar em má compreensão oral, em muitos adultos com TDAH, o que conduz a uma série de mal-entendidos.

    Sintoma n º 6: Inquietação, Problemas para Relaxar
    Embora muitas crianças com TDAH são “hiperativas”, este sintoma freqüentemente aparece diferentemente TDAH em adultos. Os adultos com TDAH estão mais propensos a apresentar agitação ou achar que não podem relaxar. Se você tem TDAH, outros podem te descrever como uma pessoa nervosa ou tensa.

    Sintoma n º 7: problemas ao iniciar uma tarefa
    Assim como as crianças com TDAH frequentemente adiam o início da realização da lição de casa, as pessoas com TDAH no adulto frequentemente se arrastam ao iniciar tarefas que exigem muita atenção. Esta  procrastinação agrava muitas vezes os problemas já existentes, incluindo desavenças conjugais, problemas trabalho, e problemas com os amigos.

    Sintoma n º 8: Atraso Crônico
    Existem muitas razões para adultos com déficit de atenção e hiperatividade serem geralmente atrasadas nos compromissos. Primeiro, eles são muitas vezes distraídas no caminho até um evento, talvez percebendo que o carro precisa ser lavado e, em seguida, percebendo que eles estão com pouca gasolina, e antes que eles percebam que já passou uma hora. Pessoas com TDAH também tendem a subestimar o tempo que leva para finalizar uma tarefa, se é uma tarefa importante no trabalho ou uma simples tarefa de casa.

    Sintoma n º 9: Ímpetos de raiva
    O TDAH freqüentemente leva a problemas com o controle das emoções. Muitos adultos com TDAH são explosivos com pequenas questões, tem o chamado pavio curto. Muitas vezes, a pessoa com TDAH sente como se eles não têm controle sobre suas emoções. Muitas vezes, a sua raiva aparece mais rapidamente que a capacidade em controlá-la.

    Sintoma n º 10: Prioridade nas Coisas
    O déficit de atenção pode causar dificuldades no planejamento das ações. As pessoas adultas com TDAH tem dificuldade em priorizar as obrigações mais importantes a cumprir, como o término de um trabalho, enquanto gasta inúmeras horas em algo insignificante, como um vídeo game.

    Fonte: http://ynstituto-poly-rythmo-de-cubango.blogspot.com.br/2012/08/deficit-tdah-adulto-e-diagnosticos.html

    TDAH - Transtorno Do Déficit De Atenção e Hiperatividade

    Você já deve ter se deparado com crianças que não conseguem
    parar quietas, estão o tempo todo “aprontando”, “a mil”, como se estivessem “ligadas na tomada”. Muitas vezes essas crianças parecem não
    ouvir quando chamadas, e quando “ouvem” parecem ter muita dificuldade em se organizar para fazer o que lhes é pedido. Freqüentemente têm
    dificuldade em aguardar sua vez nas atividades, interrompem os outros,
    mudam de assunto de forma recorrente e agem impulsivamente, chegando a apresentar comportamentos agressivos. Na escola essas crian-
    ças apresentam, freqüentemente, dificuldades no aprendizado, assim
    como no relacionamento com seus colegas, levando tanto a repetências
    quanto à evasão escolar, a expulsões e a sentimentos de menos valia e
    baixa auto-estima.

    Em geral, a primeira reação é pensar que são crianças maleducadas, com pais ausentes e com dificuldade para “impor limites”. É
    possível que essa primeira impressão esteja correta. Entretanto, também
    é possível que elas apresentem algum problema médico, entre eles o
    TDAH.

    O TDAH é um transtorno neuropsiquiátrico freqüente, que acomete crianças, adolescentes e adultos, independente de país de origem,
    nível sócio-econômico, raça ou religião.
    Quer saber mais? Acesse uma cartilha que trata sobre esse assunto  Clique  AQUI.

    Fonte: SOS professor