quinta-feira, 28 de junho de 2012

A forca dos coletivos

Qual o coletivo de borboletas? Brinque neste jogo e descubra os coletivos mais usados - e os menos usados também!


Clique: http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/forca/?utm_source=redesabril_educrescer&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educrescer


terça-feira, 26 de junho de 2012




 Pinte os quadrados para formar corretamente o gráfico da fração. clique aqui

Complete as lacunas: história dos povos indígenas

Preencha todo os intervalos do texto e clique no botão " Verificar" e descubra um pouco mais sobre a história dos povos indígenas. clique aqui

Associe o século ao ano correspondente

Responda as questões associando as respostas as perguntas. Associe o século ao ano correspondente. clique aqui

Quiz sobre a colonização do Brasil

Aprenda sobre a História do Brasil respondendo um quiz!!


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Desembaralhe as palavas e complete o texto

Desembaralhe as palavas e complete o texto

http://www.sohistoria.com.br/jogos/4.php

um jogo para auxiliar no aprendizado de História.

Os índios do Brasil


Na época do Descobrimento quando os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início ao processo de ocupação, perceberam que a região era  ocupada pelos povos nativos. A estes nativos os portugueses deram o nome de índios, pois acreditavam ter chegado às Índias.
Mesmo após a descoberta de que não estavam nas Índias, e sim em um território desconhecido, os europeus continuaram a chamá-los assim, ignorando propositalmente as diferenças linguístico-culturais. Desta maneira  era mais fácil tornar todos os nativos iguais e tratá-los também de forma igual, já que a finalidade era o domínio político, econômico e religioso.
Ainda que não se tenha um conhecimento exato quanto ao número de sociedades indígenas existentes no Brasil à época da chegada dos europeus, existe estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, algo em torno de 5 milhões de indivíduos.
 O processo de colonização levou à extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja por meio das guerras, seja em consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras, em razão dos índios não terem imunidade natural a estes males, ou, ainda, pela imposição aos índios à nova maneira de viver.
Sem poder enfrentar os portugueses na guerra e não querendo conviver pacificamente com eles, muitos indígenas resolveram fugir para o interior do território, na tentativa de manter seu modo de vida, longe dos invasores. Apesar disso, muitos desses índios acabaram aprisionados e transformados em escravos.

 

A classificação indígena

Os portugueses conheceram primeiro os povos que viviam no litoral. Por terem traços culturais semelhantes entre si, eles receberam dos colonizadores uma denominação geral: Tupi ou Tubinambá. Os outros grupos que tiveram menor contato, como os povos que habitavam o interior do território e que não falavam a língua que os jesuítas deram o nome de "língua geral" ou "língua mais usada na costa do Brasil", os portugueses deram o nome de  Tapuia.
Esta classificação foi extremamente importante para o registro das informações sobre os índios produzidas pelos portugueses, franceses e outros europeus. Sem os documentos produzidos pelos colonizadores, as crônicas dos viajantes, a correspondência dos jesuítas e as gramáticas da "língua geral" e de outras línguas, não teríamos como saber sobre os nativos, sua cultura e sua história.

Sociedades indígenas

À medida que os colonizadores foram explorando o território, perceberam que essas populações dividiam-se em centenas de povos que falavam línguas distintas, tinham  costumes e hábitos  diferentes.
Estima-se que na época eram faladas cerca de 1.300 línguas indígenas diferentes.
Para estudarmos os povos indígenas, estes foram agrupados de acordo com as semelhanças existentes entre suas línguas. Desta forma são reunidos povos com características culturais comuns.
A classificação linguística reconhece a existência de dois troncos principais (tupi e macro-jê) e de outras seis famílias linguísticas de significativa importância (aruak, arawá, karib, maku, tukano e yanomami), além de muitas línguas sem filiação definida, não classificadas ou isoladas.
Atualmente essa população está distribuída em aproximadamente 215 etnias, que falam cerca de 170 línguas diferentes, excluindo-se os índios isolados. Muitos índios falam unicamente sua língua, desconhecendo o português e outros falam o português como sua segunda língua.
Aproximadamente 60% da população indígena brasileira vive na região designada como Amazônia Legal, área esta que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e, que possuem em seu território trechos da Floresta Amazônica, entretanto registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todos os estados brasileiros. Apenas no Rio Grande do Norte, Piauí e no Distrito Federal não se encontra grupos indígenas.
Os principais grupos indígenas brasileiros em expressão demográfica são: Tikuna, Tukano, Macuxi, Yanomami, Guajajara, Terena, Pankaruru, Kayapó, Kaingang, Guarani, Xavante, Xerente, Nambikwara, Munduruku, Mura, Sateré-Maué, entre outros.

Organização social dos índios

Os costumes dos tupis ou tupinambás são os mais conhecidos em razão dos registros feitos pelos os jesuítas e os viajantes estrangeiros durante o Período Colonial. O mesmo, entretanto, não ocorreu com os tapuias, avaliados pelos colonizadores como o exemplo máximo da barbárie e selvageria.
Os índios vivem em tribos. Organização de um grupo de pessoas ligadas entre si por  laços de sangue, com costumes e interesses comuns. Constroem sua aldeia em uma mesma área, falam a mesma língua, têm os mesmos costumes e união entre si.
Os Tupis moravam em malocas. Cada grupo local ou "tribo" tupinambá era composta de cerca de 6 a 8 malocas. A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, podendo atingir até 600.
As formas de organização das aldeias indígenas são distintas de um povo para outro. Algumas tribos  preferem construir suas aldeias em forma de ferradura; já outras optam pela forma circular; outros, ainda, constroem uma única habitação coletiva.






As  tribos são compostas de unidades menores que recebem o nome de tabas ou aldeias  e cada uma delas formada por um conjunto de ocas. As ocas localizam-se em torno de uma praça central, a ocara, onde são realizadas as festas, as danças e as cerimônias religiosas. A taba normalmente é protegida por uma cerca de troncos chamada caiçara.
O comando da tribo é de responsabilidade do cacique. Na época do descobrimento era o cacique que conduzia os homens à guerra, à pesca e à caça. Era ele que reunia os índios para as decisões dos negócios mais importantes da tribo: declaração de guerra, mudança de aldeia, etc.
O chefe religioso é o pajé. A ele compete realizar as cerimônias religiosas e manter as tradições  da tribo. Também exerce as funções de sacerdote, médico e professor.
economia baseava-se na coleta de raízes e frutos e também praticavam a caça e a pesca. Algumas tribos conheciam a agricultura, que era bastante primitiva. Destacava-se principalmente o plantio do milho, mandioca, amendoim e tabaco.
Em razão da economia da coleta os índios eram nômades desta forma era bastante comum os índios invadirem as terras de outras tribos, o que acabava resultando em guerras.
No período da entressafra, os índios faziam objetos de cerâmica e utensílios para o trabalho. Cada índio costumava ter seus próprios instrumentos de trabalho, como seu arco e suas flechas.
As tarefas eram dividas entre os membros  das tribos e, geralmente, obedeciam à seguinte distribuição:

Trabalho das mulheres

Trabalho dos homens
O trabalho agrícola, desde o plantio até a colheita.
 A derrubada do mato e a preparação da terra para o plantio.
A coleta de frutos.
Caçar e pescar.
A fabricação de farinha.
Fabricar arcos, flechas e canoas.
O preparo da comida.
A construção das moradias.
Cuidar das crianças da tribo
Expedições guerreiras.
Tecer redes e trançar cestos
Proteger a tribo.





sábado, 23 de junho de 2012

Monte o mapa do Brasil

Conheça a localização dos estados brasileiros montando esse quebra-cabeça:


http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=818

sábado, 16 de junho de 2012

Game da Reforma ortográfica



Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.Clique aqui

DESAFIO SUPER MEMÓRIA



O Desafio Super Memória é um novo tipo de Atividade para testar sua capacidade de Memorização. Trata-se de uma EXCELENTE ferramenta de apoio para desenvolver e aperfeiçoar a Concentração. Preste atenção às orientações de cada um deles e Divirta-se! 

PARA JOGAR CLIQUE AQUI

Bingo dos antônimos




Estude com a turma do Professor Comenius e mostre que você é bom nos Antônimo.

JOGUE AQUI

Substantivo



Para responder arraste o símbolo com a resposta certa.

Jogue aqui

ORTOGRAFIA M E N




TREINE SUA ORTOGRAFIA DE "M" E "N" NESTE JOGO.
CLICANDO AQUI 



Fonte: http://profsuelainedesousa.blogspot.com.br/2012/03/ortografia-m-e-n.html

Letroca




O objetivo do jogo é usar as letras disponíveis para formar palavras. Quanto mais palavras formar, mais pontos você ganha. Mas atenção: só valem as palavras listadas naquela rodada.


Exercite suas habilidades. 


PARA JOGAR CLIQUE AQUI



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Será que você é bom em frações?


Teste seus conhecimentos e habilidades no jogo das frações.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1588

Frações

Acesse

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=521

Clique nas setas até fazer com que o gráfico e valor da fração sejam iguais. 

Após acertar os valores, clique no botão verificar para conferir. 

Frações


Frações:
.
Fração é um número que representa partes de um inteiro.
.
Observe as Frações: 
.
Figura dividida em 8 partes coloridas iguais:
.
Figura dividida em 8 partes, onde só uma parte esta colorida:
.
Figura dividida em 8 partes, onde duas partes estão coloridas:
.
Figura dividida em 8 partes, onde quatro partes estão coloridas:
.
Importante: 
O número colocado abaixo do traço indica em quantas partes iguais a figura foi dividida.
O número colocado acima do traço indica quantas partes foram coloridas.
.
Estes números são chamados de numerador e denominador.


Fonte: 
http://www.estudamos.com.br/fracao/fracoes_visao_geral.php

Frações

Ligue as frações as suas respectivas representações:

http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-110-1,00.html

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jogos Turma da Mônica


Clique nas imagens abaixo e divirta a criançada com os jogos online da Turma da Mônica:
  

Quadrinhos - Turma da Mônica - Páginas Semanais


Exercícios de associação

No link

http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues1/4serie/ass01.htm

você encontrará um exercício de associação, com palavras da Língua Portuguesa.

Complete o texto com as palavras adequadas

Acesse:

http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues/4serie/texto.htm

ou

http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues1/4serie/texto01.htm

preencha todos os intervalos, completando os textos com as palavras adequadas.

Complete as frases

Acesse

http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues/4serie/compl00.htm

Procure a alternativa correta e complete as frases.

Cruzadinha de Sinônimos

Acesse os links

http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues/4serie/cruz00.htm

http://clubedoprofessor.com.br/escolas/joanadarc/tarefas/portugues1/4serie/cruz01.htm

neles você poderá completar cruzadinhas de sinônimos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

100 dicas divertidas!!

Pais é importantíssimo a sua participação de forma intensa no dia a dia dos seus filhos.

No link abaixo você encontrará dicas divertidas...

Livros, brinquedos educativos, brincadeiras, passeios e muito mais!


Depois de acesar passe o mouse em cada uma das dez crianças que aparecerá na tela e faça sua opção!

Explore as propostas e divirta-se!!


Movimentos da Terra


Estudamos em nossa aulas que a Terra realiza dois movimentos: o de ROTAÇÃO (ao redor do seu próprio eixo, dando origem aos dias e as noites) e o de TRANSLAÇÃO (ao redor do sol, dando origem as estações do ano). 

Aprofunde seus estudos acessando os links abaixo e reveja os movimentos citados.

Movimento de Translação e Rotação da Terra

Rotação da terra: O que é dia? o que é noite?

Rotação da Terra

O Sistema Solar (com movimentos de rotação e translação)

domingo, 3 de junho de 2012

Cartelas Sobrepostas

Forme os números usando cartelas sobrepostas. 

Vale a pena conferir!

http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=cartel


Fonte consultada: http://www.educacaodinamica.com.br/paginas/jogos.asp?id=Matematica

Impacto das pilhas no meio ambiente


Os principais metais encontrados nas pilhas e baterias são: mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio
Esses metais são considerados nocivos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos. 
Assista um vídeo no Youtube que mostra como as pilhas podem afetar a cadeia alimentar (desenho animado). 

O vídeo está hospedado no link: 






Fonte consultada: http://tc.silva.zip.net/

Jogo : Animais Marinhos


No link:


você encontrará um jogo sobre animais marinhos. 

O objetivo do jogo é associar o nome do animal à imagem.