quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como se escreve?




e teste se você escreve e fala corretamente as palavras mais complicadas da língua portuguesa.

O que atrapalha o sono do seu filho?


Três em cada dez crianças até 12 anos apresentam distúrbios do sono. A frequência é ainda maior em bebês: quatro em cada dez deles não dormem bem. Em casos severos, o mal-estar com o travesseiro compromete o desenvolvimento dos pimpolhos. Afinal, durante a noite, eles assimilam o conhecimento aprendido ao longo do dia e secretam hormônios responsáveis pelo crescimento. Mas, para isso, não basta fechar os olhos. O cérebro precisa entrar em um estado tal que o torne capaz de atingir diversas fases do sono, do cochilinho às mais profundas. Quem apresenta problemas noturnos, como ronco, falta de ar, pernas inquietas, entre outros, pode até não acordar durante a noite, mas tem esse equilíbrio comprometido. "Há casos em que a criança não cresce, não ganha peso e ninguém pergunta como ela dorme", afirma a neuropediatra Márcia Pradella-Hallinam, coordenadora do setor de pediatria do Instituto do Sono.

Os sinais mais comuns do problema podem ser sutis, como irritação e choro excessivos, agressividade, desconcentração, isolamento e, se a criança já está na escola, dificuldade de acompanhar o ritmo da classe. Há, porém, indícios mais óbvios, como o surgimento de olheiras. "Muitas vezes, a criança é rotulada como hiperativa, quando, na verdade, a agitação ocorre porque ela está dormindo mal", diz Márcia. A boa notícia é que parte desses males passa com a idade. Antes disso, a adoção de uma rotina na hora de dormir pode ser a solução. "É necessário ensinar os filhos a gostar de dormir", afirma o neuropediatra do Hospital Albert Einstein, Saul Cypel, coordenador do Programa de Desenvolvimento Infantil da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O médico orienta os pais a criar hábitos encadeados, numa espécie de ritual que antecede o sono. Pode-se dar banho, amamentar, colocar na cama e contar histórias. Nada de televisão. Ela até pode provocar certa sonolência, mas prejudica a qualidade do descanso.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Especialista critica passividade de pais diante de vício de crianças em TV


Para psicólogo, altos índices de exposição a telas quando criança tendem a resultar em estilo de vida sedentário na fase adulta.
Gerações de crianças correm o risco de ficar viciadas em televisão, computadores e outros aparelhos eletrônicos, alertou um especialista britânico.
Durante uma conferência do Royal College of Paediatrics and Child Health que aconteceu nesta semana em Glasgow, na Escócia, o psicólogo Aric Sigman pediu que pais retomem o controle de seus lares.
Ele recomendou que a idade mínima para a primeira exposição da criança a uma tela seja de três anos de idade.
"Ser um pai passivo em relação às novas mídias é uma forma de negligência e não atende aos interesses das crianças".
Em sua pesquisa, Sigman coletou e analisou resultados de estudos em áreas como cardiologia, neurofarmacologia e obesidade infantil.
Segundo o especialista, quando completar sete anos de idade, uma criança nascida hoje terá passado o equivalente a um ano inteiro, 24 horas por dia, em frente a alguma tela.
Altos índices de exposição às telas quando a criança é pequena tendem a resultar em um estilo de vida com maior exposição às telas na vida adulta, disse.
Sigman citou também estudos que associaram o hábito de ver TV ou outras telas a riscos maiores de que a pessoa desenvolva diabetes e doenças cardiovasculares. Doenças que, por sua vez, estão relacionadas a maiores índices de mortalidade.
Alterações neurológicas
Durante sua palestra, Sigman citou estudos demonstrando que os estímulos oferecidos na tela levam à liberação do neurotransmissor dopamina no cérebro da pessoa que a assiste. Sabe-se, por exemplo, que os índices da substância sobem rapidamente no cérebro de pessoas que jogam videogames.
"A dopamina está fortemente associada à sensação de prazer e tem papel fundamental na formação e manutenção de vícios", disse Sigman.
Ele explicou que a herança genética de um indivíduo influencia a forma como a dopamina é produzida e usada em seu organismo. Portanto, a suscetibilidade de uma pessoa à dependência e vícios também tem um componente genético.
Por outro lado, disse Sigman, períodos prolongados jogando games podem produzir alterações neurológicas de longo prazo nos cérebros das crianças. Essas alterações se assemelham aos efeitos da dependência por substâncias.
"Aumentar a liberação diária de dopamina em reação a horas na frente de jogos de computador e outras telas está se tornando uma possibilidade real, com consequências sérias", alertou.
O papel dos pais
Estudos europeus revelaram que muitos pais com crianças pequenas não têm regras formais sobre a quantidade de horas que os filhos podem passar em frente à TV ou no computador.

Na Grã-Bretanha, adolescentes passam hoje em média 6,1 horas por dia em frente a uma tela. E esse índice está subindo.
Crianças britânicas com idade entre 10 e 11 anos têm hoje acesso a cerca de cinco telas em suas casas, e com frequência assistem a duas ou mais telas simultaneamente.
De acordo com as estatísticas, pais que mantêm altos índices de interação com telas (como iPads e iPhones) na presença de seus filhos tendem a influenciar os filhos a adotar comportamentos semelhantes.
Recomendações
Para evitar os riscos de uso excessivo de telas e dependência, Sigman e seus colegas sugerem que a idade mínima para a primeira exposição da criança às telas seja 3 anos de idade.

Os especialistas também recomendam diminuir a frequência e duração dos períodos de exposição e reduzir a disponibilidade das telas, especialmente no quarto..
Os pais também devem ficar conscientes de que seus próprios hábitos irão influenciar os hábitos de seus filhos.


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/especialista-critica-passividade-de-pais-diante-de-vicio-de-criancas-em-tv.html

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PRONOME


Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso. 

Exemplo: Ricardo ainda não chegou. Ele está na casa de Rita. 

Na frase acima o pronome ele substitui Ricardo. 

Existem três pessoas gramaticais ou pessoas do discurso: 

1ª pessoa: a pessoa que fala; 
2ª pessoa: a pessoa com quem se fala; 
3ª pessoa: a pessoa de quem se fala. 

Exemplos: 

1ª pessoa: Eu passei no vestibular. 
2ª pessoa: Tu és um grande homem. 
3ª pessoa: Eles conseguiram erguer a estátua. 
Pessoas do discurso
Pronomes Retos
Pronomes oblíquos
primeira pessoa do singular 

segunda pessoa do singular 

terceira pessoa do singular
eu 

tu 

ele/ela
me, mim, comigo 

te, ti, contigo 

se, si, o, a, lhe, consigo
primeira pessoa do plural 

segunda pessoa do plural 

terceira pessoa do plural
nós 

vós 

eles/elas
nos, conosco 

vos, convosco
 
se, si, os, os, lhes, consigo




Agora que você já tem o conceito, acesse http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/pronomes-pessoais.html  rescreva as frases, substituindo as palavras pelos pronomes correspondes.



Fonte: http://www.colegioweb.com.br

Aprendendo PRONOMES

Aprenda PRONOMES brincando.
Ajude Júlio a dar milho ao Alípio, respondendo corretamente as perguntas.

Acesse http://www.fund1.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=39


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Problemas de multiplicaçăo


Resolva alguns problemas de multiplicaçăo


Prova Brasil - Problemas - on line


Resolva alguns problemas no padrão da Prova Brasil acessando:

http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/provabrasil/problemas-matematicos/



Jogo da Socializaçăo Matemática

Excelentes jogos de socialização da Matemática (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão)

http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/socializacao-matematica/

Aprenda brincando!

Jogo da Tabuada

No link abaixo
http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/tabuada/
você poderá digitar os valores da tabuada e em seguida fazer a verificação.
Excelente link para quem está iniciando o Ensino Fundamental I.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CIVILIDADE (Rosely Sayão)

"Sofremos de um mal na atualidade: a incivilidade. A toda hora, somos obrigados a testemunhar cenas de grosseria entre as pessoas, de falta de respeito pelo espaço que usamos e de absoluta carência de cortesia nas relações interpessoais. Parece mesmo que nossa vida segue um lema: cada um por si e, ao mesmo tempo, contra todos.
Perdemos totalmente a sensibilidade pelo direito do outro: cada um de nós procura, desesperadamente, seus direitos, sua felicidade, seu poder de consumo, seu prazer, sem reconhecer o outro. O pacto social parece ter sido rompido e não tomamos nenhuma medida para reverter esse processo.
Praticar boas maneiras e ensinar aos mais novos o mesmo nada mais é do que reconhecer o outro e buscar formas de boa convivência com ele. Disso depende a sobrevivência da vida social porque somos todos interdependentes".
(Rosely Sayão)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Desaprender para aprender


"Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima.
Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo,
mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida.
Basta desaprender o receio de mudar"
 
(Martha Medeiros, cronista e escritora gaúcha)

domingo, 13 de maio de 2012

Dia das mães



                                        
Mãe

(Mário Quintana)

Mãe… São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras…
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer…
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!


Obra: Mãe - Romero Brito

sexta-feira, 11 de maio de 2012

JOGOS DE GEOGRAFIA



Neste link  http://www.sogeografia.com.br/Jogos/

está disponibilizado uma série de jogos para você aprender Geografia de forma descontraída.





Mapa Mundi Digital Online – IBGE

Recentemente o IBGE lançou o Mapa-mundi Digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades.


Acesse http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php 


Vale conferir!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gramática on-line

Acesse http://www.gramaticaonline.com.br/


Considerado pelo Infoenem o melhor site de gramática on-line do Brasil.


terça-feira, 8 de maio de 2012

O Programa Sagrado

A diversidade religiosa tem espaço na programação da TV Globo e do Canal Futura com o programa “Sagrado”, uma coprodução das duas emissoras. A série discute um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como violência urbana, liberdade de expressão, sexualidade, novas famílias, entre outros. 
Diferentes religiões, cada uma delas contextualizada por um de seus representantes, estão presentes na série.
Confira todos os temas e vídeos na biblioteca do site 
ou pelo link http://www.sagrado.org.br/ - biblioteca de vídeos.

O programa já abordou assuntos contemporâneos e polêmicos, tais como:

"Há muitas maravilhas neste mundo,

 mas a maior de todas é o homem". 

(Sófocles)

domingo, 6 de maio de 2012

Sugestões para resolução de problemas


Fonte: Projeto Prosa: Matemática. 4o ano/Daniela Padovan. 2a edição. São Paulo: Saraiva.2011.

sábado, 5 de maio de 2012

Jogo de lógica e raciocínio

Sudoku-Original: Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida. 

Link: http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/sudoku-original/sudoku-original.htm

Dicionário Online de Português


Dicionário Online de Português é um dicionário de Língua Portuguesa contemporânea, composto por definições, significados, exemplos e rimas que caracterizam mais de 400.000 palavras e verbetes.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Meu tênis é mais caro que o seu





O valor que damos ao consumo serve para que os mais 
novos criem  preconceitos e desprezem seus pares

Uma criança é xingada porque não usa a mesma pulseira que
as colegas e outra recebe poucos colegas para a festa de 
aniversário porque a comemoração não foi feita no bufê da moda.

Situações como essas, que são apenas exemplos, estão se
tornando cada vez mais frequentes na convivência entre os
mais novos.

O consumo valorizado e exagerado que adotamos e os
modismos lançados por esse mercado estão caindo 
diretamente sobre os ombros das crianças. Elas  estão 
sem proteção em relação a isso. Até agora, uma
significativa quantidade de pais que se preocupam em defender
a infância dos filhos estava preocupada com a quantidade de
presentes (brinquedos e geringonças tecnológicas) que as
crianças ganham.

Os motivos das preocupações que eles tinham até então
são legítimos. Quanto mais brinquedos tem uma criança, 
menos ela brinca. Quanto mais aparelhos com mil e uma 
utilidades têm as crianças e os adolescentes, menos
eles conseguem se concentrar no que é preciso e mais
deixam sua atenção flutuar entre diversas coisas.

Agora, esses pais e outros que queiram refletir sobre
o que se passa com seus filhos quando eles convivem 
no mundo púbico (escola, clube, área comum dos condomínios) 
precisam considerar uma outra questão.

Eles precisam considerar também que o imenso valor que
estamos dedicando ao consumo tem servido para que 
os mais novos criem preconceitos e estereótipos que 
servem para excluir, segregar, desprezar seus pares.

E antes que você pense que seu filho pode ser alvo ou
vítima dessa situação, considere principalmente que ele
pode ser um agente dela.

Sim, caro leitor, o fato de você impedir que seu filho
tenha mais do que precisa,  que valorize marcas em 
vez de objetos e que manifeste soberba, por exemplo,
hoje já não é mais suficiente para livrar seu filho de
julgar os colegas e os outros pelo que eles têm ou 
deixam de ter.

Lembre-se que seu filho vive neste mundo que o
bombardeia com informações que o direcionam a fazer isso. 
"Quer ser popular? Compre tal objeto." 
"Quer ser convidado para todas as festas? Use tal roupa.
 "Quer ter sucesso? Tenha tal carro."

Frases desse tipo repetidas como mantras colam em
seu filho. Por isso, você terá de fazer mais por ele.
Uma boa atitude pode ser a de analisar criticamente 
as propagandas bonitas, vistosas e bem-humoradas 
que seduzem seu filho. Com sua ajuda, seu filho pode 
entender que a única coisa verdadeira nesse
 tipo de propaganda é o objetivo de vender.

Além disso, você pode também expressar a ele,
com veemência, sua opinião a respeito de quem usa 
bens de consumo para julgar o outro. Sinalizar seu
posicionamento é uma ótima referência na formação
de seu filho.

Finalmente: que tal cultivar, com persistência e
cotidianamente, algumas virtudes que podem ajudar
 seu filho a ser uma pessoa de bem?

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de 
"Como Educar Meu Filho?"  (Publifolha)
Fonte: http://www.unilins.edu.br/noticias/index.php?idnoticia=4707