domingo, 6 de novembro de 2011

Prova Brasil

Professor(a)
Neste link http://provabrasil.inep.gov.br/downloads
você encontrará uma Área de documentos da Prova Brasil e Saeb.
Esta é a área geral de documentos do sítio Web da Prova Brasil e Saeb.
Todos os arquivos estão em formato PDF.
Documentos neste formato precisam do Acrobat Reader da Adobe.

Para acessar diretamente a prova 5o ano de Português clique:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/exemplos_de_questoes/5ano_SITE_LP.pdf

Para acessar diretamente a prova 5o ano de Matemática clique: 
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/downloads/5ano_SITE_MT.pdf

Para acessar diretamente a prova 9o ano de Português clique:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/exemplos_de_questoes/9ano_SITE_LP.pdf

Para acessar diretamente a prova 9o ano de Matemática clique:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/downloads/9ano_SITE_MT.pdf


Simulado Prova Modelo 5o ano

Simulado Prova Modelo 9o ano
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/downloads/simulado/2011/prova_modelo_9ano.pdf

sábado, 5 de novembro de 2011

Para reflexão

"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES

SUGESTÕES E DICAS - parte 4

SITES http://www.rainhada paz.g12.br/projetos/ http://www.sitededicas.com.br http://www.deolhonoimposto.org.br http://scholar.google.com.br http://www.portrasdasletras.com.br http://www.portaldaliteratura.com http://www.amigodolivro.com.br http://www.olhoscriticos.com.br http://www.docedeletras.com.br http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/institucional/dem/dem http://www.educarede.org.br/educa/educalinks/ http://www.vivaleitura.com.br/calendario http://www.centenarioquintana.blogspot.com http://www.discutindoliteratura.com.br http://www.noapicedovernaculo.hpg.ig.com.br http://www.hildebrando.com.br http://www.bibvirt.futuro.usp.br http://www.estudantes.com.br http://www.releituras.com http://www.suapesquisa.com/biografias http://www.portugues.com.br http://www.revistalingua.uol.com.br http://www.culturabrasil.org.joaocabraldemeloneto.htm http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt http://www.ricardoazevedo.com.br http://www.academia.org.br http://www.dominiopublico.com.br

SUGESTÕES E DICAS - parte 3

LIVROS Um método para o ensino fundamental: o projeto. Celso Antunes. Tem uma linguagem simples e genuína para a utilização de projetos de trabalho. Carta de Paulo Freire aos professores. Retirada do livro Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Onde Paulo Freira dialoga sobre questões da construção de uma escola democrática e popular. A carta pode ser encontrada em: Caderno de Formação n.4 Paulo Freire – um educador do povo. Sindicato dos Professores da ABC – SINTRO. Disponível em http://www.sinpro-abc.org.br/download/formacao4.pdf. Acesso em: 17 de mar. 2008. p. 12-19. Mitologias da Avaliação. Pedro Demo. 1999.

SUGESTÕES E DICAS - parte 2

Distúrbios Visuais – Amor a primeira vista
Distúrbios Auditivos – Perfume de Mulher
Distúrbios de linguagem – O Enviado
Conceito de Saúde na escola – Mentes Perigosas – Direção de John N. Smith.
Temas Transversais – Corrente do Bem – Direção de Mimi Leder. O filme apresenta um professor de estudos Sociais que em todo inicio de ano letivo propõe um desafio às classes: observar o mundo à sua volta e consertar aquilo que não gosta. Um estudante propõe uma espécie de corrente da caridade, onde acaba envolvendo as pessoas da sociedade em um grande projeto.
O Nome da Rosa . Direção de Jean Jacques Annaud. Este filme relata a história de vários assassinatos que ocorrem em um mosteiro, em plena Idade Média, investigados por um frade franciscano. Este filme possibilitará a compreensão do domínio exercido pela igreja.
Adolescência – Vidas sem rumo; Peggy Sue – seu passado a espera; Fome de Viver; Basquiat; O Selvagem da motocicleta.
Escola – Sociedade dos Poetas Mortos
Família – Kramer X Kramer; Pai Patrão; Anos Dourados; Festa de Família Amor além da Vida,  Escola da Vida,  Os últimos passos de um homem,  Moça com brinco de pérola,  O balão branco,  Jardim Secreto,  A princesinha,  Cinema Paradise,  Filhos do Paraíso,  Cores do Paraíso,  Nenhum a menos

SUGESTÕES E DICAS

SUGESTÕES E DICAS FILMES
O preço de uma escolha – Direção de Cher e Nancy Savoca. O filme é dividido em três histórias diferentes e as discussões e opiniões são divergentes sobre o assunto - aborto.

Conteúdos da Psicologia de Gestald – Vida de Solteiro – Direção de Cameron Crowe. O filme trata de relações intra pessoais, conflitos e confusões, gerados pela significação pesssoal, pela percepção pessoal dada aos fatos vividos.

Interdisciplinaridade – Nenhum a menos – Este filme mostra como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada e como as atividades estão relacionadas com as diversas disciplinas. Direção Zhang Yimou

Tempos Modernos – Direção e interpretação Charles Chaplin. O filme retrata a interligação da vida com o relógio. O tempo marca a vida de operários de uma fábrica, na qual se desenvolve boa parte da ação. Começa com imagens de um rebanho de ovelhas que, na seqüência, são substituídas pela imagem de um grupo de operários saindo da fábrica, mostrando a força que o ambiente tem no condicionamento do indivíduo.

Gênio Indomável – Direção de Gus Van Sant e outros. O filme mostra a vida de um jovem muito inteligente, que apresenta conduta social bastante inadequada. Vários profissionais tentam atendê-lo, sem conseguir obter sucesso. Sua vida muda quando um psicólogo consegue realizar o tratamento.

Juventude – Vidas sem Rumo – Direção de Francis Ford Coppola. Este filme propicia um debate sobre a juventude, sua rebeldia, suas gangues e suas normas.

Óleo de Lorenzo – Direção de George Miller. Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha 6 anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamentos para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.